Arena Castelão Fortaleza

O Estádio Governador Plácido Castelo, também conhecido como Arena Castelão Fortaleza, ou simplesmente Castelão, é um estádio de futebol brasileiro localizado em Fortaleza, Ceará, e inaugurado em 1973. Sua capacidade atual é de até 63.903 espectadores.

Está entre os 60 maiores estádios do mundo, é o quarto maior do Brasil e o maior do Norte/Nordeste. É o primeiro estádio da América do Sul a obter a certificação ambiental Leed.

Arena Castelão Fortaleza

O estádio foi reformado em 2002, e totalmente remodelado em 2012, em decorrência da Copa do Mundo FIFA de 2014, evento do qual foi uma das sedes, recebendo seis jogos, entre eles um jogo das oitavas de final, um das quartas de final e dois jogos da Seleção Brasileira.

Já foi palco de grandes eventos esportivos e culturais, como jogos da Seleção Brasileira e a recepção ao Papa João Paulo II em 1980, em sua passagem pela capital do estado. Entre competições nacionais de futebol, foi sede das finais do Campeonato Brasileiro Série B de 2002, da Copa dos Campeões de 2002, da Copa do Brasil de 1994 e da Copa do Nordeste de 2014 e de 2015.

Em 2013, foi uma das sedes da Copa das Confederações; em 2014, recebeu jogos da Copa do Mundo e, em 2016, foi um dos centros de treinamento para os Olimpíadas de 2016 como parte integrante do Centro de Formação Olímpica do Nordeste, um dos maiores centros de formação esportiva de alto nível do país.

Arena Castelão Fortaleza História

Construção
Aderaldo Castelo, antigo governador do estado do Ceará, foi o responsável por dar início à construção de um estádio olímpico em Fortaleza. Em 1968, foi criada a Federação de Assistência Desportiva do Estado do Ceará (FADEC), para coordenar os trabalhos. O governador Aderaldo Castelo queria que o estádio fosse erguido no bairro do Alagadiço, na zona oeste de Fortaleza. Os altos custos para fazer as desapropriações inviabilizaram a ideia. Finalmente, uma área de 25 hectares que pertencia à Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza foi comprada por Cr$ 400.000,00 – quatrocentos mil cruzeiros – na época.

Inauguração
O estádio foi inaugurado em 11 de novembro de 1973, pelo então Governador César Cals de Oliveira Filho. Um público calculado de 70.000 pessoas assistiu à partida inaugural entre Ceará e Fortaleza. O chamado Clássico-Rei terminou com o placar em 0 a 0. À época de inauguração, o estádio possuía somente dois lances de arquibancada, sem os setores atrás dos gols, ainda a serem completados. O ex-governador Plácido Castelo e o Governador César Cals recepcionaram autoridades do mundo político e esportivo, destacando-se o presidente da extinta CBD, Sílvio Pacheco, além do craque Leônidas da Silva, o “Diamante Negro”.

Reforma
O Castelão foi um dos estádios brasileiros eleitos para sediar os jogos da Copa de 2014, no Brasil. O projeto de reforma, de autoria do arquiteto e urbanista Héctor Vigliecca, fundador do escritório Vigliecca & Associados, transformou o estádio em uma arena multiuso, moderna e autossustentável. Reforçando o conceito de arena – historicamente estádios em que o público fica próximo aos jogadores –, o campo foi rebaixado e a arquibancada inferior avançou 30m. A distância entre público e jogadores é atualmente de 10m.

A cobertura contempla toda a extensão das arquibancadas, proporcionando conforto térmico e ventilação adequados. De qualquer ponto do estádio, é possível ter a visão completa do campo. No projeto, optou-se por preservar 70% das arquibancadas superiores. Apenas o equivalente a 1/5 do estádio foi implodido. A operação recebeu o prêmio de precisão em engenharia World Demolition Awards. Todas as funções de alta complexidade foram concentradas nesse novo módulo, que corresponde às áreas que exigem maior tecnologia, como camarotes, salas de imprensa, salas VIP, vestiários, sala de controle, zona mista, lounges e restaurantes.



A nova arena foi reinaugurada em 16 de dezembro de 2012, contando, também, com cinemas e restaurantes. No total, foram investidos R$ 518,6 milhões. A arena ganhou um estacionamento subterrâneo com 4.200 vagas e, no lugar dos estacionamentos externos, foi criada uma esplanada com 78.850 metros quadrados, que funciona como acesso do público ao estádio e área para instalações provisórias. A capacidade do estádio foi ampliada de 60.326 para 63.903. Após a reforma, foi o primeiro estádio da América do Sul a obter a certificação ambiental Leed.

O valor inclui ainda a operação e a manutenção da Arena Castelão, por oito anos, pela empresa Arena Castelão Operadora de Estádio S/A que será responsável por cobrir todas as despesas com água, telefonia, esgoto e com pessoal de manutenção e conservação.

Em 22 de novembro de 2012, o consórcio responsável pelo estádio fechou uma parceria com concessionária de serviços de telecomunicações, a OI, para fornecimento de serviços de tecnologia da informação e telecom. A empresa é responsável pelo fornecimento, instalação, automação, manutenção, conservação, atualização, modernização e suporte à operação de circuito fechado de TV, sonorização, sinalização digital, controle de acesso, WLAN (redes locais cabeada e via wi-fi) e telefonia no estádio da Copa em Fortaleza.

Ao todo, foram instalados 350 telefones IP, 240 câmeras, 144 catracas, 2000 pontos de acesso à rede LAN, 161 leitoras de cartão e 560 alto-falantes, entre outros itens, previstos em contrato, do qual só finaliza em 2018.

Reinauguração

Em 16 de dezembro de 2012, o estádio foi reinaugurado. A cerimonia contou com presença da presidente Dilma Rousseff, que chegou na capital cearense vindo de Moscou, e também contou com um show do cantor Fagner. Além da presidente e de Fagner, participaram da solenidade de entrega de obras o Ministro dos Esportes, Aldo Rebelo, o governador do Ceará, Cid Gomes, o prefeito eleito de Fortaleza, Roberto Cláudio, e o secretário da Copa no estado, Ferruccio Feitosa.  Após a reforma, que durou aproximadamente dois anos para ficar pronta para a Copa das Confederações e para a Copa do Mundo de 2014, o estádio veio a receber a primeira partida oficial apenas em 27 de janeiro, na abertura da Copa do Nordeste de 2013, numa partida dupla. A primeira iniciou às 17 horas, horário de Brasília, com Fortaleza enfrentando o Sport. O segundo jogo teve início às 19h30, com a disputa entre Ceará e Bahia.

Em 21 de março de 2013, horas antes da partida entre Ceará e Ferroviário, uma vidraça despencou, colocando em questão como ocorreu o acidente, pois os vidros que rodeiam a Arena Castelão são temperados, parafusados e colados, e, segundo o engenheiro, seria impossível o vidro despencar. Não houve mortes e nem feridos.

Arena Castelão Fortaleza Visita

A visita guiada (segunda a sexta, 11h e 16h; agendar) leva ao memorial, às arquibancadas, ao vestiário e à beira do gramado.

Arena Castelão Fortaleza Ingresso

Para maiores informações sobre os ingressos entre em contato pelo telefone abaixo.

Vagas Arena Castelão Fortaleza – Trabalhe Conosco

A Arena Castelão Fortaleza disponibiliza vagas de trabalho durante todo ano. Para se informar sobre os processos seletivos e se candidatar as vagas acompanhe o site da empresa, onde é possível se informar sobre vagas abertas, salários e competências necessárias para se candidatar ao processo.

Horário de Funcionamento Arena Castelão em Fortaleza

  • O Horário de abertura do estádio depende dos horários das partidas, entre em contato para maiores informações.

Onde Fica, Endereço e Telefone Arena Castelão em Fortaleza

  • Av. Alberto Craveiro, 2901 – Castelão – Fortaleza – CE
  • Telefone: (85) 3304-4501

Outras informações e site

Mapa de localização





Deixe seu comentário