Museu da Boneca de Pano Fortaleza

O Museu da Boneca de Pano Fortaleza é um espaço de promoção difusão e preservação da Cultura Popular de Tradição com foco no universo da boneca de pano.

Museu da Boneca de Pano Fortaleza

História

A idealizadora do Museu da Boneca de Pano (MBP) Liduina Rodrigues é pedagoga e artesã, que herdou a arte de fazer bonecas de sua genitora, em 1992 buscando aprimorar seu trabalho participou de oficinas e começou a vender bonecas melhorando sua renda familiar.

Em 2010 teve a oportunidade de participar do curso Organização de Museus, promovido pelo Museu do Ceará, com o Professor João Alfredo de Sá Pessoa, que me fortalece o interesse de ações na preservação da cultura popular de tradição com foco na boneca de pano com a missão de preservar a boneca de pano como patrimônio histórico, além de favorecer a integração de diversas possibilidades lúdicas, artísticas e culturais. Para o M.B.P. os museus são entidades vivas que só criam sentido quando atuante na sociedade, precisando trazer crianças, jovens e adultos para dentro por mais educação, arte, cultura e difusão , desempenhando um papel importante junto a comunidade com oficinas e eventos contribuindo para inclusão cultural e social de memoria e geração de renda.



Museu da Boneca de Pano Fortaleza Bonequeiras

As Bonequeiras são grupos não formais de costureiras, brincantes, bonequeiras, arte-educadoras; em Fortaleza e outras cidades, realizamos atividades em torno da produção de bonecas de pano e mamulengos, como arte popular; trazemos a tona nossas questões de gênero e produções simbólicas que fortalece nossa memória material (com atividades de resgate no Museu) e imaterial (através de nossas práticas). Visamos tanto a sustentabilidade de suas ações quanto autonomia através de associação mútua para produção de renda e cultura. Para isso, realizamos oficinas de confecção de bonecas, rodas de chá e conversa entre mulheres, apresentações lúdicas com criança, etc.

Vagas Museu da Boneca de Pano Fortaleza – Trabalhe Conosco

O Museu da Boneca de Pano Fortaleza disponibiliza vagas de trabalho durante todo ano. Para se informar sobre os processos seletivos e se candidatar as vagas acompanhe o site da empresa, onde é possível se informar sobre vagas abertas, salários e competências necessárias para se candidatar ao processo.

Horário de Funcionamento Museu da Boneca de Pano em Fortaleza

  • Sábado das 09h30 às 17h

Onde fica, Endereço e Telefone Museu da Boneca de Pano em Fortaleza

  • R. Dep. Joel Marques, 110 – Pici – Fortaleza – CE
  • Telefone:  (85) 98631-3064

Mapa de localização





Deixe seu comentário