Museu da Cachaça Fortaleza

O casarão erguido pelo patriarca Dario Telles de Menezes no século XIX abriga atualmente uma das principais atrações do iPark Complexo Turístico: Museu da Cachaça Fortaleza. No passado, a propriedade sediou a primeira unidade industrial da Ypióca e hoje reúne um completo acervo de mapas, documentos, fotos e filmes, maquinário, garrafas, equipamentos agrícolas e tonéis de bálsamo.

O local recebe aproximadamente 10 mil visitantes por mês e é conhecido com umas das principais atrações turísticas do Ceará.

Museu da Cachaça Fortaleza

O Museu da Cachaça é o resgate da própria história da Ypióca, iniciada em 1846, que se confunde com a trajetória da aguardente no Brasil. Apenas para recordar, a saga da família Telles começou com a chegada de Dario Telles de Menezes à Maranguape, em 1843. Vindo de Lisboa, Portugal, ele trouxe em sua bagagem um pequeno alambique de cerâmica e a experiência na fabricação de aguardente. Cada geração da família ganhou espaço em murais e galerias.

A história do Museu da Cachaça é contada por meio de documentos, maquetes e o cenário que, composto por um canavial com iluminação natural, fica no centro do museu. A cozinha do casarão foi preservada com utensílios originais, a exemplo do fogão à lenha.

No salão dedicado á linha de produção, encontra-se a simulação de todo o processo de fabricação artesanal da cachaça, desde a moagem até a fermentação, passando da destilação e do envasamento à aplicação de rótulos. Em seguida, o visitante percorre 40 metros entre tonéis de madeira de bálsamo, com cerca de quatro metros de altura, que armazenam cachaça envelhecida por um período de até 42 anos. Nesse percurso, é possível sentir o aroma da bebida.

Outra atração imperdível é um tonel de cinco metros de altura. Dentro dele é possível assistir a vários comerciais de TV dos produtos Ypióca. Antes de sair do museu, há um bar com mobiliário e música ambiente da década de 30, clima ideal para a degustação de bebidas fabricadas pela empresa. Na loja, o visitante pode adquirir produtos variados, a exemplo da Ypióca 160, a primeira cachaça adicionada de malte do mundo.

Museu da Cachaça Fortaleza História

O Sítio Ypioca, onde fica o Museu da Cachaça, abriga um imenso casarão do século 19, que foi totalmente reformado, mas sem perder seus traços e arquitetura original. Em 2000, uma parceria da marca de cachaças com o Governo do Estado, fez com que documentos, filmagens, fotografias e, claro, toda a produção da bebida pudesse ser acessada por todos que quisessem.



Foi dessa forma que os primeiros visitantes chegaram por aqui. Primeiro para ver de perto como a cachaça que é comumente vista nas prateleiras dos supermercados era produzida. Depois, para pesquisas, estudos e, claro, para ver de perto ainda mais a cultura cearense.

O que fazer no Museu da Cachaça Fortaleza

O Museu da Cachaça ganhou ainda mais com a construção de um parque verde, que tem atrações esportivas, escalada, passeios de caiaque e muito mais. Hoje, um parque aquático também foi instalado para a diversão de adultos e crianças.

Chegando aqui você encontrará tonéis imensos, com mais de 150 anos e que guardam aguardente também da mesma idade. O maior deles possui uma capacidade de 374 litros. Aqui também está uma réplica do primeiro alambique que foi construído no sítio, ainda quando a fábrica começou a funcionar. Também tem um trator que foi importado da Inglaterra e está em exposição.

O acesso aos visitantes é pago, mas você pode aproveitar o dia inteiro sem preocupações. Para grupos, é ainda possível comprar passaportes onde o custo-benefício é bem melhor. Reserve um dia inteiro para esse passeio. Apesar de a visita guiada ao museu não levar tanto tempo assim, as atividades paralelas que existem no espaço vão fazer você querer que as horas parem! É muito divertido.

Vagas Museu da Cachaça Fortaleza – Trabalhe Conosco

O Museu da Cachaça Fortaleza disponibiliza vagas de trabalho durante todo ano. Para se informar sobre os processos seletivos e se candidatar as vagas acompanhe o site da empresa, onde é possível se informar sobre vagas abertas, salários e competências necessárias para se candidatar ao processo.

Horário de Funcionamento Museu da Cachaça em Fortaleza

  • Sábado e Domingo das 10h às 17h

Onde Fica, Endereço e Telefone Museu da Cachaça em Fortaleza

  • Estr. da Ypioca, s/n – Fortaleza – CE
  • Telefone: (85) 3341-0407

Mapa de localização





Deixe seu comentário