Museu de Artes da Universidade Federal Ceará Fortaleza

O Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará Fortaleza – MAUC/UFC, é um museu universitário, um equipamento cultural da Universidade Federal do Ceará vinculado ao Gabinete do Reitor desta universidade, órgão do Ministério da Educação (MEC).

O Museu iniciou suas atividades em 18 de julho de 1961 e possui um instrumento legal de criação. O equipamento está localizado no Campus do Benfica.

Museu de Artes da Universidade Federal Ceará Fortaleza

O museu mantém a preocupação constante de desenvolver e fortalecer as artes plásticas no Estado, papel este observado desde a sua fundação, quando firmou-se como importante centro de preservação da cultura artística cearense, quer das expressões mais populares quer daquelas de caráter erudito.

História

Apesar da origem clássica da palavra museu – do grego mouseion – a origem dos museus como locais de preservação de objetos com finalidade cultural é muito mais antiga. Desde tempos remotos o homem se dedica a colecionar objetos, pelos mais diferentes motivos. No Paleolítico os homens primitivos já reuniam vários tipos de artefatos, como o provam achados em tumbas.

Na Grécia Antiga o museu era um templo das musas, divindades que presidiam a poesia, a música, a oratória, a história, a tragédia, a comédia, a dança e a astronomia. Esses templos, bem como os de outras divindades, recebiam muitas oferendas em objetos preciosos ou exóticos, que podiam ser exibidos ao público mediante o pagamento de uma pequena taxa. Em Atenas se tornou afamada a coleção de pinturas que era exposta nas escadarias da Acrópole no século V a.C. Os romanos expunham coleções públicas nos fóruns, jardins públicos, templos, teatros e termas, muitas vezes reunidas como botins de guerra. No oriente, onde o culto à personalidade de reis e heróis era forte, objetos históricos foram coletados com a função de preservação da memória e dos feitos gloriosos desses personagens. Dos museus da Antiguidade, o mais famoso foi o criado em Alexandria por Ptolomeu Sóter em torno do século III a.C., que continha estátuas de filósofos, objetos astronômicos e cirúrgicos e um parque zoobotânico, embora a instituição fosse primariamente uma academia de filosofia, e mais tarde incorporasse uma enorme coleção de obras escritas, formando-se a célebre Biblioteca de Alexandria.



Ao longo da Idade Média a noção de museu quase desapareceu, mas o colecionismo continuou vivo. Por um lado os acervos de preciosidades eram considerados patrimônio de reserva a ser convertido em divisas em caso de necessidade, para financiamento de guerras ou outras atividades estatais; outras coleções se formaram com objetos ligados ao culto cristão, acumulando-se em catedrais e mosteiros quantidades de relíquias de santos, manuscritos iluminados e aparatos litúrgicos em metais e pedras preciosas. No Renascimento, com a recuperação dos ideais clássicos e a consolidação da humanismo, ressurgiu o colecionismo privado através de grandes banqueiros e comerciantes, integrantes da burguesia em ascensão, que financiavam uma grande produção de arte profana e ornamental e se dedicavam à procura de relíquias da Antiguidade.

Acervo

Idealizado pelo Reitor Antônio Martins Filho, atualmente o museu possui um acervo de mais de 7.000 obras, dentre as quais se destacam as coleções de Arte Popular, 1.544 peças (matrizes e estampas de xilogravuras, esculturas em cerâmica e madeira, ex-votos) e Artes Plásticas, 5.184 (pinturas, guaches, aquarelas, gravuras, desenhos, esculturas).

O Museu conta com cinco salas permanentes, que homenageiam importantes artistas cearenses: Aldemir Martins, Antônio Bandeira, Chico da Silva, Descartes Gadelha e Raimundo Cela. O museu conta, ainda, com maior coleção de xilogravura de cordel do Brasil. As coleções do MAUC mantêm-se fiel ao lema fundamental de seu criador, e estendem-se do regional ao universal.

Vagas Museu de Artes da Universidade Federal Ceará – Trabalhe Conosco

O Museu de Artes da Universidade Federal Ceará disponibiliza vagas de trabalho durante todo ano. Para se informar sobre os processos seletivos e se candidatar as vagas acompanhe o site da empresa, onde é possível se informar sobre vagas abertas, salários e competências necessárias para se candidatar ao processo.

Horário de Museu de Artes da Universidade Federal Ceará em Fortaleza

  • Segunda a Sábado das 09h às 17h / Domingo das 09h às 13h

Onde fica, Endereço e Telefone Museu de Artes da Universidade Federal Ceará em Fortaleza

  • Av. da Universidade, 2854 – Benfica – Fortaleza – CE
  • Telefone:  (85) 3366-7481

Mapa de localização





Deixe seu comentário