Praia das Fontes Fortaleza

O cartão-postal da praia das Fontes Fortaleza é o labirinto, um conjunto de falésias coloridas – os tons vermelhos predominam – de onde se retiram areias de colorações variadas. Em meio às formações surgem lagos de água doce, dunas gigantescas e fontes que proporcionam banhos refrescantes.

No município de Beberibe, onde você também vai encontrar a Praia de Morro Branco, e a Praia das Fontes vem como opção para turistas que querem explorar mais a natureza cearense sem ter que se deslocar para muito longe.

Praia das Fontes Fortaleza

São apenas 87 quilômetros partindo do centro da capital. Uma viagem que você faz em pouco mais de uma hora. O nome Praia das Fontes veio devido as fontes de água doce que se formaram em meio às imensas falésias de areia avermelhada e que contornam toda essa costa. O cenário é completamente paradisíaco. Muitos coqueirais, dunas, areia branquinha e um mar que brinca entre ondas fortes e fracas, dependendo da maré.

Para quem gosta de tranquilidade aqui é o lugar certo. A estrutura à beira-mar é de pouquíssimas barracas e outras construções. Você vai encontrar algumas casas de veraneio e pousadas mais simples, mas todas as entre-ruas que ficam paralelas à orla. O comércio é bem simples e dependendo do cantinho da Praia das Fontes que você vai ficar pode não encontrar o que deseja perto, precisando ir até o centro de Beberibe.

O que fazer na Praia das Fontes

O passeio pode começar com uma trilha pela beira-mar, explorando mais as falésias e dunas. É indispensável que você contrate um guia para ajudá-lo nessa caminhada. Não há sinalizações e se você não conhece bem o lugar com certeza vai se perder. Também há muitas opções de passeios de buggy e quadriciclos pela região. Você explorará toda a Praia das Fontes de uma forma bem diferente, conhecendo caminhos que seria praticamente inacessíveis sem um veículo com tração nas quatro rodas.



A Gruta da mãe D’água é a atração principal para quem vem até a Praia das Fontes. Ela fica por entre uma das falésias mais altas da costa e tem uma queda d’água deliciosa. Você precisa acompanhar a tabela da maré se quiser conhecer essa gruta. A vila de pescadores locais também é um atrativo a parte. Todos ainda mantêm um estilo de vida bem simples, fazendo com que suas casas, gastronomia e até mesmo artesanato tornem-se diferentes para a maioria dos que chegam aqui. Outro ponto que não pode ficar de fora das suas férias é a Lagoa do Uruaú. Ela fica entre dunas e você precisa de um veículo 4×4 para chegar até aqui!!

Como chegar na Praia das Fontes

Você pode partir da Rodoviária de Fortaleza em linhas de ônibus interurbanos que vão direto para o centro de Beberibe. A partir daqui pode fazer uma trilha de distância considerável até a Praia das Fontes ou pegar vans alternativas até o ponto que você deseja da costa.

Praia das Fontes Fotos

Mapa de localização





Deixe seu comentário