O Plano Fortaleza 2040 é um planejamento para a cidade de Fortaleza com estratégias a serem implementadas no curto, médio e longo prazo (tendo como horizonte o ano 2040), contemplando:

  • Plano Mestre Urbanístico;
  • Plano de Mobilidade; e
  • Plano de Desenvolvimento Econômico e Social.

Fortaleza 2040

primeira etapa do Plano buscou fazer uma reflexão sobre a “Fortaleza Hoje”, envolvendo mais de 4.000 pessoas e 524 instituições representativas dos interesses dos bairros de Fortaleza mobilizadas por meio das Secretarias Regionais sob coordenação do Iplanfor.

segunda fase do Plano buscou debater e definir “A Fortaleza que Queremos” para 2040, em que diversos segmentos da sociedade civil e organizada puderam dar sua opinião sobre a realidade da cidade hoje e da cidade que gostariam.

Na sequência, foi realizada a terceira fase do Plano Fortaleza 2040, “Visão de Futuro e Plano de Ação”, na qual ocorreu a validação da Visão de Futuro e dos objetivos estratégicos propostos a partir dos Fóruns Temáticos, Setoriais e Territoriais, ocorridos em outubro e novembro de 2015, e seguidos pela composição de grupos de trabalho para tratar as proposições que foram feitas.

Fortaleza 2040 Mobilidade

Pretende-se inicialmente definir os objetivos, princípios e diretrizes que deverão servir de base para que Fortaleza consiga redirecionar as suas ações de forma a criar um ambiente urbano adequado para os padrões atuais de sustentabilidade para o deslocamento de pessoas e de
cargas
O Objetivo geral do PlanMob de Fortaleza é que a sociedade, composta pelos entes governamentais, pela sociedade civil organizada, pelas diversas entidades de classes e pela própria contribuição dos munícipes, consiga se articular de forma participativa para reduzir as
desigualdades sociais, garantir a acessibilidade, otimizar os deslocamentos de pessoas e bens.

Fortaleza 2040 Praia do Futuro

Serão criados na Praia do Futuro alguns pontos atrativos como bolsão de estacionamento e areninhas esportivas. Os recursos orçados são oriundos de bancos de investimento privados, com previsão de entrega do mobiliário até o final de 2016.



Fortaleza 2040 Plano de Energia

O Plano Fortaleza 2040 propõe o comprometimento da cidade para que em 2040:

  • Os ganhos com medidas de eficiência energética sejam equivalente de 20% da demanda de energia daquele ano
  • 100% dos resíduos gerados na cidade e não reciclados sejam aproveitados energicamente
  • Fortaleza seja uma geradora líquida de energia elétrica (montante de energia gerada seja maior que a consumida)

Fortaleza 2040 Meio Ambiente

O Plano para o meio ambiente é garantir que a cidade de Fortaleza tenha as condições legais institucionais necessárias para recuperar sua qualidade ambiental, manter o que ainda existe e valorizar os processos naturais na cidade. Para isso, será necessário minimamente:

  • Reestruturação Institucional com a criação de uma Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Saneamento ou reestruturação da
    atual Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente.
  • Revisão da atual Política Ambiental da cidade para inclusão das demandas oriundas do Fortaleza 2040
  • Credenciamento das empresas de poda e previsão de multa para podação inadequada com comprometimento do estado fitossanitário das árvores
  • Recomposição, manejo e manutenção do verde
  • Ampliação da cobertura vegetal por meio da arborização urbana
  • Recuperação dos parques urbanos (reformas, reparos, plantios, manutenção)
  • Inventário das condições dos corpos hídricos superficiais (rios, riachos, lagos, lagoas e açudes) da cidade;
  • Reconhecer, planejar e gerir do ponto de vista ambiental a zona costeira (praias, dunas, estuários, mar), ordenando a ocupação e o uso do solo considerando as fragilidades, peculiaridades e dinâmica naturais.
  • Garantir a sustentabilidade e a resiliência de Fortaleza frente às mudanças globais (climáticas, nível dos oceanos, comportamentais de consumo), as quais extrapolam os limites da cidade e por isso, precisam ser incorporadas ao planejamento de forma estratégica.
  • Planejar e gerir as ações e projetos de saneamento de forma integrada partindo de uma visão sistêmica sobre o território e com ampla promoção de educação ambiental para a sociedade.
  • Tornar Fortaleza uma cidade com o uso sustentável dos recursos hídricos, inovadora tecnologicamente, resiliente às secas e solidária com os que compartilham a água com ela.

Outras informações e site