O Hemoce Fortaleza – Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará – faz parte da rede de unidades de saúde da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará.

Criado em 9 de março de 1979 e com início de funcionamento em 23 de novembro de 1983, pelo então Governador José Adauto Bezerra, e o então Secretário de Saúde, Lúcio Alcântara. O Hemoce, desde quando foi concebido, teve por finalidade básica planejar e executar a política de sangue no Ceará.

Hemoce Fortaleza

A partir da década de 1990, foram inaugurados os Hemocentros Regionais: o Hemocentro de Sobral em 8 de março 1991, o de Crato em 19 de dezembro de 1991, o hemonúcleo de Juazeiro do Norte em 28 de julho de 1998, o de Iguatu em 23 de agosto de 1993 e o de Quixadá em 10 de setembro de 2004.

Cada um destes hemocentros regionais foi instalado e está em pleno funcionamento com capacidade para captar, triar doadores, coletar, processar, e distribuir sangue e hemocomponentes examinados e aptos para transfusão nos hospitais de sua área de cobertura. A partir daí, diversas unidade móveis e postos de coleta de sangue foram instalados em Fortaleza e no restante do estado do Ceará.

É compromisso do HEMOCE gerar produtos e serviços hematológicos, hemoterápicos e de terapia celular confiáveis e seguros, buscando melhoria contínua dos processos, desenvolvimento profissional dos colaboradores para alcançar a satisfação dos clientes.

Hemoce Fortaleza Doação de Sangue

Para doar sangue é necessário estar saudável, bem alimentado, pesar acima de 50kg, ter entre 16 e 69 anos e apresentar um documento oficial ou autenticado com foto (carteira de identidade, carteira de trabalho, carteira de habilitação, carteira de identidade profissional, reservista ou passaporte). Os candidatos à doação de sangue com idade entre 16 e 17 anos devem possuir consentimento formal, por escrito, do seu responsável legal para cada doação que realizar. O Hemoce disponibiliza em seu site o termo de consentimento para menores de 18 anos que deve ser apresentado para autorização da doação dos jovens nesta faixa etária. O limite para a primeira doação é de 60 (sessenta) anos, 11 (onze) meses e 29 (vinte e nove) dias.



A doação não traz dano ao doador. A coleta é feita por profissionais especializados e todo o material utilizado é estéril, descartável e de uso individual. Além disso, o doador passa por uma avaliação clínica antes de doar, onde são avaliadas suas condições físicas e comportamentais.

Hemoce Fortaleza Doação de Medula

O Hemoce realiza cadastro para doação de medula óssea, basta se dirigir a qualquer uma das unidades de atendimento do Hemoce, fixo ou móvel, e informar que deseja ser um doador de medula óssea. Para se cadastrar é preciso apresentar o documento de identidade (RG) e se possível comprovante de residência. O candidato preencherá um cadastro e será coletado uma amostra de sangue para efetivação do registro. Caso um dia o candidato seja compatível com algum paciente o Hemoce entra em contato e convida para realizar a doação de medula óssea. É importante deixar sempre seu cadastro atualizado, especialmente endereço e número de telefone para que o hemocentro consiga entrar em contato com o candidato no caso de compatibilidade.

Horário de Funcionamento Hemoce em Fortaleza

  • Segunda a Sexta: das 07h30 às 18h30 / Sábado das 08h às 16h

Endereço e Telefone Hemoce em Fortaleza

  • Av. José Bastos, 3390 – Rodolfo Teófilo – Fortaleza – CE
  • Telefone: (85) 3101-2296

Outras informações e site

Mapa de localização